quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ES TURISMO INVESTE EM HOTELARIA NO BRASIL

A Espírito Santo Turismo investiu 100 milhões de euros no Brasil, onde terá um hotel em S.Paulo, está a renovar o resort na Bahia e comprou 10% do capital da Invest Tur, nova parceira de negócio.

Num encontro com jornalistas, o administrador da ES Turismo, onde se integra a Espírito Santo Hotéis, detentora da marca Tivoli, avançou que a grande aposta da internacionalização da hotelaria do grupo é o Brasil, embora também existem «contactos» para exploração de resorts em Angola, Moçambique e Cabo Verde.

É, no entanto, no Brasil que a ES Turismo pretende abrir, em Janeiro de 2009, uma unidade Tivoli, após um investimento de nove milhões de dólares (cerca de seis milhões de euros) na sua renovação.

A unidade, alvo de um contrato de arrrendamento a 20 anos, com opção por mais 10, tem uma classificação de cinco estrelas, 230 quartos e uma localização privilegiada, no centro da cidade, como especificou Miguel Rugeroni.

No Ecoresort da Praia do Forte foram investidos quatro milhões de euros para melhorar as instalações, principalmente aumentando a área de alguns quartos, para um total de 293, para que o empreendimento «passe para um padrão elevado, na Europa», e se apresente como um produto diferenciado para o Brasil, explicou o responsável.
O investimento estará concluído ainda este ano.

A estratégia no Brasil é a aquisição de parcelas de terreno de grande dimensão para desenvolvimento de empreendimentos com turismo e imobiliário, em complemento, ambos de alto nível, explicou o administrador da ES Turismo.

Por isso, a opção foi comprar 10 por cento do capital da Invest Tur, por 37 milhões de euros, uma decisão tomada em Agosto, para ter uma parceria estratégica e desenvolver projectos em conjunto.

Atualmente, a Invest Tur já tem projectos para quatro terrenos, num total de 1.430 hectares, em Alagoas (450 hectares), Natal (400 hectares), Fortaleza (380) e Recife (200), dos quais 70 por cento têm os processos de compra concluídos, conforme especificou Miguel Rugeroni.
Nestes terrenos, onde se pretende apostar na integração das componentes hotelaria e imobiliário turístico, a ES Turismo e a Invest Tur vão definir qual o conceito que querem implementar e em alguns deles podem mesmo ser feitas sociedades específicas para exploração», acrescentou.
No entanto, a meta é a instalação de um hotel Tivoli, já com o novo posicionamento da cadeia, que pode ser acompanhado de unidades de outras marcas, de preferência de segmentos complementares.

A parceria com a Invest Tur é uma das estratégias do grupo para estar no mercado brasileiro, mas este acordo não impede a ES Turismo de desenvolver projectos próprios em qualquer ponto do país que lhe interesse, como realçou o administrador.

Depois da suspensão do desenvolvimento de dois projectos, um em Sergipe e outro em Guarajuba, perto da Praia do Forte, a ES Turismo aposta agora em outras localizações.
O Resort Praia do Forte representou o início da ligação entre o negócio do turismo e do imobiliário para a holding do Turismo do grupo Espírito Santo, com a construção de moradias.
As casas ficam na zona do resort da Praia do Forte, num terreno de 15 hectares já pertencente à ES Turismo e que visam completar a oferta do hotel, ao mesmo tempo que usufruem dos serviços do hotel.

Nenhum comentário: