quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Turismo de MT prepara-se para mercado internacional

O setor de turismo do Brasil Central tem planos para atrair mais turistas para a região. Os planos foram traçados, durante três dias, por 22 empresários do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, que representam as maiores empresas de turismo receptivo da região Centro-Oeste.

Eles decidiram durante o 1º Planejamento Estratégico da Febractur, realizado neste mês de novembro no Distrito Federal, duas ações prioritárias: a construção de um site para exibir vídeos e materiais promocionais do Brasil Central; e a participação em feiras nacionais e internacionais, principalmente na Europa para atrair o turista estrangeiro.

E exuberância aqui não falta. A idéia da Federação Brasil Central de Turismo Receptivo (Febractur) é integrar todos os roteiros da região: Cidades Históricas, Pantanal (MT), Bonito (MS), Águas Quentes e Pirenópolis (GO). “Dos 17 patrimônios da humanidade reconhecidos pela Unesco, quatro estão no centro-oeste: o Pantanal, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Cidade de Goiás e Brasília. E das seis reservas da biosfera, duas também estão aqui”, lembra Cida Vieira, técnica do Sebrae no Distrito Federal, que apoiou o encontro e fomentou a criação da Febractur em 2006.

Os empresários discutiram os pontos fortes, os pontos fracos e as oportunidades que o turismo da região central oferece. “Traçaram também um plano imediato de ação para 2008 e um plano estratégico com metas até 2010”, revela Yoshihiro Karashima, presidente da Febractur. A Federação engloba 5 associações: a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo do DF (Abare), a Associação das Operadoras da Chapada dos Veadeiros (Achave), a Associação Goiana de Receptivo (AGORA), a Associação de Turismo Receptivo de Mato Grosso (MATO), e o Grupo de Operadores do Pantanal (Gopan). “A reunião superou as expectativas de todos nós que estávamos lá”, afirmou Eloíza Helena Wetzel, vice- presidente da Abare, que também contou que um grande sonho do empresário de turismo da região está para se concretizar: ser a porta de entrada do turismo internacional. “Temos notícias de que uma companhia norte-americana está com planos de fazer vôos semanais diretos dos Estados Unidos para Brasília, como faz a TAP de julho para cá, com vôos de Portugal. Se isso surgir com força, Brasília vai passar a ser o portão de entrada da região Centro-Oeste do Brasil. E nós seremos os distribuidores desses passageiros. É uma perspectiva muito positiva”, analisou.

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