Revista Turismo
Atualmente, o órgão responsável pelos Parques Nacionais do Brasil é o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), através do DE (Departamento de Ecossistemas), vinculado ao Ministério do Interior.
De acordo com os próprios dados do Ibama, que alega dificuldades de ordem financeira para cuidar adequadamente das unidades, 22 dos 52 parques nacionais brasileiro, ou seja 42,3% do total, não estão oficialmente abertos à visitação pública e isto vai descumpre a lei federal do Snuc (Sistema Nacional de Unidades de Conservação)..
Segundo definições oficiais do governo brasileiro, os parques nacionais são áreas do território nacional delimitadas e protegidas sob jurisdição do governo federal apresentando elevados atributos naturais de importância nacional e, têm como objetivos preservar e conservar, para fins científicos, educativos, estéticos e recreativos, os patrimônios culturais e naturais da nação, contanto que mantenham ao máximo o seu estado natural. Daí o interesse em garantir sua longevidade.
Normalmente incluem ecossistemas pouco ou não alterados pela ocupação humana; onde são aplicadas medidas para impedir ou eliminar a causa destas alterações. Os Parques Nacionais são abertos para a visitação, por isso, devem possuir atração significativa para o público, oferecer oportunidade de recreação, educação ambiental, pesquisas e estudos. Dentro dos Parques Nacionais é proibida qualquer forma de exploração dos recursos naturais.
Os parques fechados representam grandes perdas para o turismo ecológico, de preservação e até de educação ambiental para o país. Eles foram criados para o lazer contemplativo e qualificado, que sensibilize as pessoas para a necessidade de conservação da diversidade biológica desses locais e não para ficarem fechados.
O Ibama diz estar buscando parcerias com a iniciativa privada para fazer funcionar os parques. A falta de infra-estrutura dos locais acaba provocando invasões, moradias irregulares, atividades econômicas ilegais e a degradação ambiental no seu interior.
Com o resultado dessa soma de ilegalidades quase todos os parques enfrentam problemas como queimadas, caça predatória, garimpos clandestinos, extrativismo ilegal e tráfico de animais.
ANÁLISE DA REPORTAGEM
A reportagem mostra que a preservação de mais de 40% dos parques do Brasil se tornou um aspecto negativo, pois eles não estão sendo de fato preservados como deveriam, mesmo com a boa intençao de manter intacto o meio ambiente.
Comunidades dos arredores se aproveitam da falta de infra-estrutura dos parques "inabitados" para exercer atividades econômicas e fazer moradia, além de ocorrer queimadas e outras atividades ilegais que são destrutivas e não são controladas.
Ou seja, se o parque fosse aberto para a visitação os problemas seriam menores e haveria desenvolvimento nas regiões dos parques e não destruição.
Espaços naturais devem ser conservados e não proibidos para o acesso do homem que também faz parte do meio ambiente e esse meio deve ser utilizado de forma sustentável, minimizando impactos.
PROPOSTA
É preciso que os parques preservados se tornem públicos, o homem precisa ter contato com a natureza. Para que isso aconteça sem causar danos, a visitação deve ser controlada e deve haver penalização para infratores de regras. Essas regras devem primar pela limpeza e segurança dos parques, como: não jogar lixo fora da cesta, não portar instrumentos de violência, não fumar, entre outras.
A utilização dos parques deve evitar o turismo de massa e controlar entradas vendidas a preço acessível aos turistas e comunidade local. Deve haver a venda de entrada para que a renda gerada com ela se volte para a manutenção do parque. Isso trará desenvolvimento, oportunidades de emprego e renda nas regiões dos parques e neles propriamente ditos.
Assim os locais próximos aos parques não seriam excluídos e haveria possibilidades de estruturas e equipamentos turísticos como hotéis, pousadas, restaurantes. Assim estes locais seriam produtivos e não esquecidos.
A inserção da atividade econômica do turismo sustentável traz benefícios aos turistas, as empresas e à população.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário