quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Acordo enriquecerá acervo histórico de Noronha

15/08/07

Um acordo de cooperação foi assinado ontem (14) entre a Administração de Fernando de Noronha e a Fundação Arquivo e Memória de Santos, instituição mantida pela prefeitura daquela cidade, localizada no Estado de São Paulo. O documento prevê o compartilhamento de imagens de arquivo, forma encontrada de enriquecer o acervo histórico das duas partes.

A parceria foi firmada com a visita da presidente da Fundação santista, Cristina Guedes Gonçalves, ao escritório de apoio da Ilha, no Recife.

O administrador Geral do Distrito, Romeu Neves Baptista, recebeu a representante daquela instituição para ter mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos em Santos-SP. Também participou da reunião a responsável pelo Programa de Resgate Documental de Noronha, a pesquisadora Marieta Borges.

O primeiro fruto do acordo já está a caminho. Nesta quarta-feira (15/08), a Administração da Ilha recebe a doação de 15 fotos antigas. De acordo com a historiadora Marieta Borges, as imagens foram de um preso político que passou por Fernando de Noronha há muitos anos, Mário Barbati.

“A permuta entre os acervos é muito importante para quem trabalha com resgate documental. Precisamos nos unir para sensibilizar as autoridades quanto à criação de fundações que contem a nossa história”, afirmou a presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Cristina Guedes Gonçalves.



ANÁLISE DA REPORTAGEM

A reportagem está voltada para o resgate da história de Fernando de Noronha- Recife e de Santos, interior de São Paulo. O trabalho de resgate e construção da memória é muito importante para as prefeituras de ambos os locais, pois este valoriza a cultura local e fortalece a história e identidade destes.
Uma parceria foi feita entre uma fundação santista e a administração da ilha, na qual haverá compartilhamento de documentos históricos e imagens antigas para o enriquecimento dos respectivos acervos.
Essa ação também é propulsora para o turismo nestes locais, já que cada vez mais os turistas estão em busca de cultura, história e sabedoria, o que vai além da simples visualização dos atrativos turísticos ofertados.


PROPOSTA

A idéia de busca da história e memória são de grande valia para os locais em questão. Porém, esse trabalho poderia ser mais amplo do que o previsto.
Uma proposta para que o resgate seja eficiente é, em primeiro lugar, sensibilizar a população local para que estes valorizem sua cultura e entendam a própria história, de forma que estas informações e memória se mantenham com o passar do tempo. Locais como a ilha de Noronha devem se atentar a aculturação (mudança de costumes), pois são locais que atraem muitos turistas. São os visitantes que têm que se adaptar ao destino e não o contrário.
Outras propostas seriam a promoção de eventos, feiras e exposição, onde a história e a cultura sejam lembrados, com comidas típicas, artesanatos e rituais de costume, tudo em prol da memória do local.
O mais importante é que todos os atores do turismo (instituições, população e turistas) estejam cientes da importancia de preservar os monumentos, atrativos histórico-culturais e naturais, para que a construção da identidade se dê de forma responsável a todo momento e implante o turismo sustentável.

Carolina Teixeira

Nenhum comentário: