09/07/07
A diversidade da oferta turística brasileira, a ampliação do nível de conhecimento do Destino Brasil e o apoio à comercialização dado ao mercado norte-americano pelo governo brasileiro podem estimular o potencial de crescimento de turistas dos Estados Unidos no Brasil.
Esse foi o consenso dos profissionais e empresários de turismo do país – o segundo maior emissor de visitantes internacionais para o Brasil – que participaram da intensa agenda de ações do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em Nova York, no evento Descubra o Brasil.
Na ocasião, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, anunciou ao mercado um investimento de US$ 6 milhões em ações de promoção e apoio à comercialização neste ano, podendo chegar a US$ 11,7 milhões com suplementação orçamentária. As estratégias envolvem programas junto a profissionais de turismo, imprensa e consumidor final com o objetivo de ampliar o nível de conhecimento do Destino Brasil no mercado e de suscitar o desejo de visitar o País.
Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da Argentina. Em 2006, 721.633 norte-americanos visitaram o País. Por conta do potencial de crescimento e tamanho do mercado, a Embratur conta com dois EBTs nos Estados Unidos, um dedicado à Costa Leste (Nova York) e outro à Oeste (Los Angeles). A meta do Instituto é alcançar a entrada de cerca de 800 mil turistas norte-americanos no Brasil em 2007.
ANÁLISE DA REPORTAGEM
O governo federal e a Embratur estão com a meta de transformar o Brasil em um destino turístico requisitado no mercado. Esse objetivo tem um público-alvo, os norte-americanos.
Os turistas norte-americanos compõem o segundo maior fluxo de turismo receptivo no Brasil e estes turistas deixam mais renda no país.
As estratégias para atraí-los é desvendar de forma positiva os milhares de atrativos que formam a oferta turística brasileira, pois muitos destinos turísticos brasileiros ainda são desconhecidos pelos norte-americanos.
O alto investimento do Ministério do Turismo e Embratur para o programa incluirá profissionais do turismo e imprensa com a meta de alcançar 800 mil turistas norte-americanos no Brasil em 2007.
Esse objetivo se alcançado trará muitos benefícios para todos os setores que fazem parte do ramo do turismo, além de desenvolver a economia dos destinos visitados e a população destes destinos que, direta ou indiretamente, obtém lucro com a atividade turística.
PROPOSTAS
Para que os norte-americanos queiram visitar o Brasil, as estratégias para atraí-los teria que levar em conta também a segurança e a infra-estrutura das ofertas turísticas (hotéis, restaurantes...), pois estes fatores representam obstáculos para o turismo no Brasil.
É necessário que as cidades com demanda turística relevante tenham apoio da polícia local, especialmente nos atrativos mais visitados.
Com relação aos hotéis e pousadas, estas deveriam investir em infra-estrutura para que nada deixe a desejar, mantendo sua tradição mas atendendo ao hóspede de forma eficaz e com a hospitalidade brasileira.
É ideal que o marketing trabalhe a memória do Brasil para chamar os turistas norte-americanos, voltando as propagandas para as belezas naturais, praias, clima tropical, carnaval, futebol e finalmente os brasileiros- um povo acolhedor, festivo e com cultura tradicional - o maior atrativo do Brasil.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário